Após um longo tempo de criação e produção, está pronto o DVD que conta a vida e a obra de Valentin von Adamovich. Nele constam muitas novidades sobre a vida conturbada deste artista e imagens de obras ainda não conhecidas do grande público.
De 27 a 30 de setembro acontece a Feira do Livro de Santo Ângelo no centro histórico da cidade, praça Pinheiro Machado.
Maiores informações sobre o evento podem ser encontradas neste link.
Adamovich – Vida e Obra
Só para esclarecer para quem não sabe quem foi Adamovich segue abaixo um brevíssimo resumo:
Adamovich nasceu em Innesbruck, Austria no ano de 1899. Estudou na Escola de Belas Artes de Viena artes, arquitetura e engenharia e pós graduou na Inglaterra. Trabalhou na restauração de grandes obras no Vaticano, inclusive as obras de Miquelangelo na Capela Sistina. Na década de 30 decidiu abandonar a Europa e seu título de nobreza para aventurar-se na América.
Em nosso continente trabalhou na construção da ponte Internacional Paso de Los Libres – Uruguaiana;
Veio para a região missioneira e em Cerro Largo casou com Clarina Lunkes com quem teve 5 filhos.
Construiu vários altares para as igrejas (este documentário registrou pela primeira vez o mais belo altar que Adamovich construiu nesta época).
No período da segunda guerra mundia Adamovich foi preso e torturado sob suspeita de nazismo, mas logo retornou para sua arte.
Na cidade de Santo Ângelo Adamovich construiu o pórtico da Catedral incluindo os sete santos no alto da igreja.
Além desses, Adamovich fez o monumento ao Pe Roque Gonzales em São Luiz Gonzaga, o monumento ao Pe, Antonio Sepp no sítio arqueológico de São João Batista, Monumento a Nossa Sra de Fátima em Rosário do Sul ( um dos maiores do mundo), e muitos outros.
Adamovich morreu devido a um acidente enquanto construía a Catedral e para piorar seu velório não foi permitido nesta igreja.
Ficou curioso por essa rica história? Veja a história pelo DVD disponível na feira do Livro de Santo Ângelo
Veja o resumo: