Arte Contemporânea: Os Regimes da Arte Cap II





















O regime da comunicação ou a arte contemporânea

A sociedade de consumo agora se transformou em sociedade de comunicação. O mundo da arte foi afetado pelos novos meios de comunicação em massa.Devido aos avanços tecnologicos a ideia de igualdade de transformação em tempo real atesta a transparencia total sobre o conhecimentos ao redor do mundo.

A autora afirma que essa nova percepção da arte se deve em alguns fatores que a compõem, formando as bases para a compreensão da arte contemporânea.
Rede – As redes são um sistema onde as informações circulam. Cada ponto recebe e gera informações. Este sistema se autorregula sem que haja necessidade de um autor. Varias redes em conjunto formam uma metarrede que se expande por todo planeta.
Looping – A rede tende a se repetir devido a constantes reativações, vez após vez algo que parecia estar em esquecimento retoma seu lugar ao sol e a mensagem se reinicia.
Redundância e Saturação – Se a repetição reforça a informação, a repetição exagerada satura e tira o caráter de novidade, caindo na banalidade.
Denominação – Para diminuir os efeitos da saturação cria-se os nomes que dão identidade. também serve para individualizar um sujeito ou grupo.
Construção da realidade – A linguagem é dominante na comunicação assim como em nosso mundo. Contudo o surgimento de linguagens artificiais altera nossa percepção de mundo criando uma nova realidade. E esta nova compreensão altera a percepção de mercado e conteúdo das obras.

Continua…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *